Notícias

Telegram apresenta uma novidade para pagamentos

O Telegram Stars pode ser usado para pagar por serviços digitais em miniaplicativos criados na plataforma de mensagens.
Telegram apresenta uma novidade para pagamentosUnsplash / Adem AY

O fundador do Telegram, Pavel Durov, anunciou na quinta-feira o lançamento do 'Telegram Stars', uma moeda interna com a qual os usuários poderão fazer pagamentos em mini-aplicativos e jogos que são criados dentro da plataforma na forma de 'bots'.

Os desenvolvedores desses aplicativos poderão retirar as 'Stars' recebidas convertendo-as na criptomoeda nativa 'TON' por meio da plataforma "Fragment", e também poderão usar a nova moeda para promover seus produtos no Telegram em termos preferenciais.

A compra de 'Stars' será feita por meio da Apple e do Google, que cobram uma comissão de 30%. No entanto, o Telegram subsidiará os anúncios comprados com a moeda interna e, portanto, a comissão total será de "quase 0%" se os desenvolvedores reinvestirem as Stars na promoção de seu aplicativo, explicou Durov.

Seguindo esse modelo, "como resultado, lançar aplicativos no Telegram faz mais sentido economicante do que lançar aplicativos móveis tradicionais", argumentou o empresário.

"Ao contrário dos aplicativos da 'velha guarda', os miniaplicativos do Telegram, como o Notcoin, não precisam ser instalados para serem usados. É por isso que eles crescem tão rápido. Além disso, a natureza social do Telegram permite que eles se tornem virais e alcancem dezenas de milhões de usuários em questão de semanas", disse ele.