Descarga elétrica em circuito de carnaval mata jovem no Amapá

Vítima acompanhava trio elétrico quando tocou em grade metálica energizada. Prefeitura cancelou última noite da programação e anunciou apuração do caso.

A madrugada desta terça-feira (17) terminou em morte durante o carnaval de Santana, no Amapá. A jovem trans* Renata Teixeira, de 21 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto acompanhava um trio elétrico na Avenida Santana. As informações foram divulgadas pelo portal regional Seles Nafes.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social, o Ciodes, a jovem encostou em uma grade metálica instalada no circuito da folia e recebeu o choque. O caso ocorreu por volta das 2h30, nas proximidades do terceiro camarote do percurso, segundo registro em boletim de ocorrência.

Familiares e amigos prestaram socorro imediato e levaram Renata ao Hospital de Santana. Segundo o médico plantonista, ela deu entrada na unidade sem sinais vitais.

A Prefeitura de Santana se manifestou por meio de nota. "A Prefeitura de Santana manifesta profundo pesar pelo falecimento da jovem Renata Teixeira, ocorrido após um incidente registrado na avenida Santana", informou.

A administração municipal afirmou ainda que as circunstâncias serão apuradas.

"As circunstâncias estão sendo rigorosamente apuradas pelos órgãos competentes, a fim de esclarecer os ¡atos com total transparência e responsabilidade. A Prefeitura informa que está colaborando integralmente com as investigações e que uma apuração foi instaurada, mediatamente, para garantir que todas as medidas de segurança sejam reforçadas".

Diante do ocorrido, o prefeito Bala Rocha decidiu cancelar a quarta noite do evento. "Diante da gravidade, o prefeito Bala Rocha, com apoio dos órgãos de segurança e Ministério Público, decidiu pelo cancelamento da quarta noite do evento". As apresentações previstas foram transferidas para sexta-feira (28).

A Polícia Civil do Amapá investiga a origem da possível energização da estrutura metálica e eventuais responsabilidades relacionadas à montagem e à segurança do circuito.

*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.