Notícias

Milei cancela reunião com Macron e não participará da cúpula sobre a Ucrânia

No entanto, o presidente argentino estará presente na cúpula do G7 na Itália.
Milei cancela reunião com Macron e não participará da cúpula sobre a UcrâniaGettyimages.ru / Matias Baglietto/Europa Press

O presidente argentino, Javier Milei, decidiu encurtar sua viagem à Europa, cancelando uma reunião agendada com o presidente francês Emmanuel Macron. No entanto, participará da cúpula do G7 na Itália na próxima semana.

Milei revisou em questão de horas, na quinta-feira, sua decisão inicial de não participar da cúpula do G7 , de modo que estará presente no evento de 13 a 15 de junho, para o qual foi convidado pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de acordo com fontes do Governo citadas pelo La Nación.

Enquanto isso, um porta-voz do líder autoproclamado libertário disse à Reuters que Milei participará da reunião do G7.

Além de não comparecer à reunião com o líder francês em 19 de junho, foi confirmado que o líder sul-americano não participará da chamada cúpula da paz sobre a Ucrânia, a ser realizada na Suíça em 15 e 16 de junho, para a qual foi convidado pelo líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.

Ao invés disso, ele voltará para a Argentina e, alguns dias depois, retornará à Europa para participar de eventos separados. Espera-se que ele chegue a Madri (Espanha) em 21 de junho para receber o prêmio do Instituto Juan de Mariana. No dia seguinte, receberá outro prêmio, o prêmio Friedrich von Hayek, em Hamburgo (Alemanha), e em 23 de junho se reunirá com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

A mudança na agenda do presidente ocorre antes de uma votação no Senado argentino na próxima semana, onde a oposição tentará remover várias disposições importantes de um pacote de reformas promovido por Milei.

As negociações em andamento sobre o pacote legislativo tiveram um papel importante no cancelamento da reunião com Macron, informa a Bloomberg citando uma fonte não identificada com conhecimento dos planos.