
BRICS precisa de cooperação marítima estratégica para se proteger contra pirataria ocidental, afirma assessor de Putin

Os países do BRICS precisam formar uma cooperação marítima estratégica para reforçar a segurança das rotas marítimas globais contra a pirataria ocidental, afirmou o assessor da Presidência da Rússia e presidente do Colégio Marítimo, Nikolay Patrushev.
As declarações foram feitas durante entrevista à imprensa local e publicada nesta terça-feira (17).

"Vamos explorar o potencial do BRICS, que precisa de uma dimensão marítima estratégica plena", disse Patrushev.
O assessor destacou ainda que os países membros do grupo já estão realizando exercícios navais conjuntos.
"Em janeiro, o primeiro exercício naval do BRICS, 'Vontade de Paz 2026', foi realizado com sucesso no Atlântico Sul, envolvendo Rússia, China, Irã, Emirados Árabes Unidos e África do Sul", declarou o assessor.
«PARA SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM MUNDO MULTIPOLAR, LEIA NOSSO ARTIGO»
Patrushev detalhou que, durante os exercícios, as forças navais testaram sua coordenação de esforços para proteger rotas comerciais "cada vez mais vulneráveis, inclusive à pirataria ocidental".
Os exercícios começaram em janeiro na costa da Cidade do Cabo, África do Sul, poucos dias depois de as forças americanas terem apreendido um petroleiro de bandeira russa sob a alegação de que este teria violado as sanções de Washington contra a Venezuela.
Reação da Rússia
Moscou condenou as recentes apreensões de navios de carga russos realizadas por países ocidentais sob pretextos diversos.
As forças dos EUA detiveram em 7 de janeiro o navio comercial "Marinera", que navegava sob bandeira russa e se encontrava em águas internacionais do Atlântico Norte no momento da operação americana.
O Ministério dos Transportes da Rússia declarou que, com suas ações, Washington violou a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia exigiu que fosse garantido um tratamento humano à tripulação e um retorno rápido ao seu país.

