Irã bloqueia Estreito de Ormuz por várias horas

O Irã fechou parte do Estreito de Ormuz por várias horas nesta terça-feira (17) para a realização de exercícios navais da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) no local, informou a agência de notícias local Fars.
A medida foi tomada para garantir o cumprimento das normas de segurança da navegação no estreito.
BREAKING:Amid a significant US military buildup in the Middle East, Iran has launched naval exercises in the Strait of Hormuz, the strategic chokepoint through which 20% of the world's petroleum liquids consumption passes each day. pic.twitter.com/AsRMTpTUDh
— Current Report (@Currentreport1) February 16, 2026
O comandante naval da Guarda Revolucionária Islâmica, Alireza Tangsiri, alertou que as tropas iranianas estão preparadas para, se necessário, fechar completamente o Estreito de Ormuz mediante ordens da liderança do país. A Marinha iraniana declarou que qualquer embarcação que violar as normas da passagem marítima será interceptada.
«QUAL É A VERDADEIRA 'ARMA' DO IRÃ? LEIA EM NOSSO ARTIGO»
Exercícios navais
Os exercícios, denominados "Controle Inteligente do Estreito de Ormuz", têm como foco as forças navais da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e são conduzidos sob a supervisão, controle e monitoramento em campo do comandante Mohammad Pakpour.
Os exercícios visam testar a prontidão operacional da Marinha da IRGC para lançar uma resposta recíproca a "potenciais ameaças militares e de segurança", bem como para aproveitar de forma inteligente as vantagens geopolíticas do Irã no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.
