Castillo nega acusações contra ele: "São mais falsas do que o nariz da 'pinóquio' no palácio"

O ex-presidente peruano se referiu à plástica no nariz a que Dina Boluarte foi submetida em junho de 2023.

O ex-presidente peruano Pedro Castillo atacou sua sucessora, Dina Boluarte, durante uma audiência em que declarou sua posição sobre o pedido da Procuradoria-Geral para estender a prisão preventiva contra ele pelo suposto crime de rebelião e outros, informou a mídia local na quinta-feira.

"Concluo dizendo que todas as acusações feitas contra mim hoje pelo Ministério Público são mais falsas do que os cílios e o nariz da 'pinóquio' que está no palácio, apoiado pelo submundo que está na Praça Bolívar", afirmou. 

Os comentários de Castillo, que foi chefe de Estado do Peru entre julho de 2021 e dezembro de 2022, se referem à plástica no nariz a que Boluarte se submeteu em junho do ano passado. Devido à cirurgia, o presidente teve de se ausentar do trabalho por um total de 12 dias, motivo pelo qual a deputada Ruth Luque apresentou uma queixa constitucional.

A Procuradoria solicitou que a prisão preventiva de Castillo fosse prorrogada por mais 18 meses, argumentando que se trata de um processo judicial complexo que ainda está em fase intermediária. Por sua vez, a defesa do acusado está pedindo que ele seja julgado em liberdade com medidas cautelares.