Notícias

NYT: Mais de 70% do armamento Houthi permaneceu intacto após os ataques ocidentais

É difícil para os EUA detectar e destruir os alvos Houthi no Iêmen porque as armas estão em plataformas móveis e podem ser facilmente movidas ou escondidas, disseram autoridades dos EUA.
NYT: Mais de 70% do armamento Houthi permaneceu intacto após os ataques ocidentaisAP / Hani Mohammed

Duas noites de ataques aéreos dos EUA e aliados no Iêmen deixaram intacta a maior parte das armas dos houthis, informou o The New York Times no sábado, citando duas autoridades dos EUA.

De acordo com as fontes, após os ataques ocidentais em cerca de 30 alvos do grupo, mais de 90% dos quais foram atingidos, e a eliminação de mais de 60 mísseis e drones, os houthis ainda têm mais de 70% de suas armas e ainda têm a capacidade de atacar navios no Mar Vermelho.

A localização dos alvos militares do grupo foi mais difícil do que o esperado, disseram as autoridades americanas, enfatizando que isso ocorreu porque as agências de inteligência ocidentais fizeram pouco para coletar dados sobre a localização do armamento Houthi nos últimos anos. Como resultado do bombardeio, só foi possível destruir de 20 a 30% das armas do grupo rebelde porque a maioria delas é montada em plataformas móveis e pode ser facilmente deslocada ou escondida.

Atualmente, as forças armadas dos EUA estão trabalhando arduamente para identificar a localização das armas Houthi e outros locais que poderiam se tornar alvos de possíveis ataques ocidentais futuros, disseram as fontes. Além disso, atingir alvos emergentes em curto prazo provavelmente será uma tática importante para ataques adicionais, acrescentou uma autoridade dos EUA.

Os EUA e seus aliados já estão se preparando para lidar com um ataque houthi assim que quantificarem os danos causados pelos ataques ocidentais e determinarem como e quando agirão, segundo as autoridades. Entretanto, suspeita-se que haja uma divisão nas fileiras do grupo sobre como responder aos bombardeios da coalizão.