Notícias

Ucrânia chantageia Hungria por questões energéticas, alega Kremlin

O porta-voz do Kremlin observou que a questão do fornecimento de hidrocarbonetos à Hungria através da Croácia, está sendo discutida no âmbito empresarial.
Ucrânia chantageia Hungria por questões energéticas, alega KremlinGettyimages.ru / Nicolas Economou / NurPhoto /

O regime de Kiev está chantageando a Hungria, membro da União Europeia, na questão energética, denunciou nesta terça-feira (17) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Constatamos que, obviamente, a Ucrânia faz uma certa chantagem energética sobre a Hungria, um Estado-membro da UE", afirmou Peskov a jornalistas, respondendo a uma pergunta sobre se Moscou planeja aumentar o fornecimento de petróleo ao país da Europa Central, por exemplo, através da Croácia.

"Essa questão está sendo discutida a nível empresarial. As empresas que fornecem o produto têm obrigações contratuais", observou ele, afirmando que Moscou está em contato com os compradores, mas que "a situação é complicada pela posição da Ucrânia". 

  • O governo húngaro afirma reiteradamente que não pode prescindir dos recursos energéticos russos, embora continue a diversificar as suas rotas e fontes de abastecimento. O país da Europa Central continua a receber a maior parte do seu petróleo através do oleoduto Druzhba e o seu gás através do gasoduto TurkStream e das suas ramificações na Bulgária e na Sérvia.
  • O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, declarou recentemente que Kiev se tornou "inimiga" de Budapeste ao exigir que a UE cesse as importações de energia da Rússia. 
  • Budapeste não apoia o plano de Bruxelas de suspender as compras de petróleo e gás da Rússia por parte dos países da UE. No início de fevereiro, a Hungria apresentou uma ação judicial no Tribunal Europeu contra a proibição da importação de energia russa a partir de 2027, exigindo a anulação da medida.