Notícias

Biden reage à proposta de Macron de enviar treinadores para a Ucrânia

Os dois líderes discutiram a questão durante uma ligação telefônica, de acordo com fontes do Politico.
Biden reage à proposta de Macron de enviar treinadores para a UcrâniaGettyimages.ru / Leon Neal

O presidente dos EUA, Joe Biden, não endossou a proposta que seu homólogo francês, Emmanuel Macron, fez em um telefonema recente sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia para treinar as tropas do país eslavo diretamente lá, informa o Politico, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Segundo as fontes, o presidente dos EUA expressou preocupação com as consequências do envio de tropas de qualquer país da OTAN para um local onde elas poderiam acabar na linha de fogo, um cenário que, segundo ele, poderia escalar o conflito.

No dia anterior, o líder francês disse que um possível envio de instrutores militares para a Ucrânia "não é um fator de escalada" e que a decisão seria tomada "coletivamente". "Por que deveríamos excluir isso?", perguntou.

Macron garantiu que não há instrutores militares na Ucrânia no momento, embora o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou à mídia estrangeira na terça-feira o contrário e afirmado que "eles estão sofrendo baixas".

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que há "razões para acreditar" que os instrutores franceses já estão trabalhando na Ucrânia e alertou que eles representam um "alvo legítimo" para Moscou.