
Anatel autoriza rival chinesa da Starlink a operar no Brasil; operação começa ainda este ano

A SpaceSail, empresa chinesa de internet via satélite voltada à oferta de banda larga a partir do espaço, recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar em território brasileiro. As informações foram divulgadas nos últimos dias pela imprensa especializada.
Segundo o portal TeleTime, a autorização prevê até 324 satélites iniciais e tem validade até julho de 2031, com prazo de dois anos para o início da operação.

"Ao protocolar autorização na Anatel, a constelação chinesa projetou início da operação comercial no Brasil no quarto trimestre deste ano, mesmo prazo estimado no país de origem", informa o veículo.
Dor de cabeça para Musk?
A SpaceSail surge como rival direta do modelo de negócios da Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, empresa liderada por Elon Musk. A Starlink é atualmente a maior constelação de satélites de órbita baixa (LEO) do mundo e atua no Brasil desde 2024, oferecendo conectividade de banda larga, especialmente em áreas remotas.
O projeto chinês prevê o lançamento de dezenas de milhares de satélites até 2030, com o objetivo de disputar a liderança global no mercado de internet via satélite e ampliar a presença da China nesse segmento estratégico.
