
VÍDEO: Potente explosão solar ocorre no lado oculto do Sol

Uma explosão solar inesperada, de magnitude M2.4, foi registrada nesta segunda-feira (16) na borda esquerda do Sol. Esse tipo de evento de classe M indica uma intensidade moderada, capaz de causar pequenas interrupções nas comunicações de rádio nas regiões polares da Terra, embora não represente perigo ao planeta neste caso específico, já que a ejeção de plasma foi direcionada para a lateral.

A explosão ocorreu após dias de atividade solar excepcionalmente baixa. A fonte do evento está localizada no lado oculto da estrela, em uma região antes inativa, o que torna impossível identificar de imediato qual grupo de manchas solares causou o fenômeno.
Cientistas avaliam se este é um evento isolado ou o sinal da formação de um novo e grande grupo de manchas solares surgindo atrás da borda leste. Se for o nascimento de uma nova região ativa, uma série de eventos similares deve ocorrer nas próximas 24 horas, acompanhada de um aumento no nível de base de radiação solar.
A dúvida sobre a natureza do fenômeno não durará muito tempo. Já na terça-feira (17), a rotação solar trará essa parte da estrela para o campo de visão direto da Terra, permitindo que as manchas solares responsáveis pela explosão sejam observadas e analisadas com maior precisão pelos especialistas.
Potente llamarada se produce en la cara oculta del SolUna fuerte llamarada solar de magnitud M2,4 fue registrada este lunes en el borde izquierdo del Sol, luego de que la estrella mostrara baja actividad en los últimos días. pic.twitter.com/dFPvnvh3dL
— aapayés (@aapayes) February 16, 2026
