VÍDEO: Irã realiza exercícios militares em meio a tensões com os EUA

As atividades simulam uma resposta abrangente das unidades operacionais da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) a planos de segurança marítima.

Imagens de exercícios militares conjuntos das forças armadas iranianas no Estreito de Ormuz, em meio às ameaças dos Estados Unidos, foram divulgadas nesta segunda-feira (16), pela agência de notícias Fars. O vídeo mostra um míssil iraniano destruindo um navio durante as manobras.

De acordo com a imprensa iraniana, as atividades simulam uma resposta abrangente das unidades operacionais da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) a planos de segurança marítima.

Os exercícios avaliam a prontidão naval, testam planos de segurança e cenários de contra-ataque diante de potenciais ameaças na região e exploram vantagens geopolíticas no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.

Tensões entre EUA e Irã

As tensões entre Estados Unidos e Irã aumentaram no início de janeiro após o presidente Trump ameaçar com uma possível intervenção militar em meio a protestos internos no país. Embora as manifestações tenham perdido força, Washington manteve a pressão e passou a focar nos programas nuclear e de mísseis de Teerã.

No dia 6 de fevereiro, Mascate, em Omã, sediou a primeira rodada de contatos indiretos entre EUA e Irã sobre o tema nuclear. Após a reunião, Trump afirmou que "o Irã parece muito interessado em chegar a um acordo". Já Teerã classificou o clima como "positivo" e disse que pretende manter o canal aberto.

Ao mesmo tempo, autoridades iranianas reiteraram estar prontas para responder a qualquer "erro estratégico" dos EUA com ataques "pesados" e afirmaram que o fim completo do enriquecimento de urânio é "absolutamente inaceitável" para o país.