Milei: "Eu sou o infiltrado que destrói o Estado por dentro"
Durante uma entrevista divulgada nesta quinta-feira por um veículo norte-americano, o presidente da Argentina, Javier Milei, qualificou a si próprio como um infiltrado que destrói o Estado por dentro.
Bari Weiss, jornalista norte-americana que conduzia a entrevista, lhe perguntou se ele gostava de ser a "toupeira" dentro do Estado argentino. No momento, o semblante de Milei mudou, ele se emocionou e respondeu: "[Eu] amo".
Argentina’s new president @JMilei loves being the skunk at the garden party: “I'm the one who destroys the state from within. It's like having infiltrated enemy lines.”The libertarian leader sat for a lively interview with @BariWeiss. Listen now: https://t.co/GuTZXj8rwDpic.twitter.com/gFXokAsY1z
— Honestly with Bari Weiss (@thehonestlypod) June 6, 2024
"Adoro ser a toupeira dentro do Estado, sou um infiltrado que destrói o Estado por dentro", disse ele, fazendo Weiss rir. "É como estar infiltrado nas fileiras inimigas. Quero dizer, a reforma do Estado tem que ser feita por alguém que odeia o Estado", acrescentou.
Ele afirmou imediatamente que está disposto a "suportar todos esses tipos de mentiras, calúnias e insultos" contra ele e seus entes queridos, "a fim de destruir o Estado"!
Além disso, como em outras ocasiões, ele descreveu o Estado como uma "organização criminosa" que deve, no mínimo, ser reformada. "O sistema é mudado por dentro, não por fora", disse ele.
Em outro segmento da conversa, Milei descreveu a si mesmo como uma pessoa que vem de "Um futuro apocalíptico para poder evitá-lo". "Algo como um Exterminador do Futuro", declarou o mandatário ao enfatizar sobre os perigos dos ideais socialistas.
Há menos de um ano no cargo, o mandatário argentino travou uma "guerra cultural" sem precedentes na região, tanto em entrevistas quanto em fóruns internacionais. No fórum econômico de Davos, por exemplo, ele negou a crise climática e alertou sobre o "avanço do socialismo" no Ocidente.