Lula viaja à Índia, onde participa de cúpula global de inteligência artificial

Além do presidente brasileiro, o evento terá a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, e de executivos das principais empresas de tecnologia, como Sam Altman, da OpenAI, e Sundar Pichai, da Alphabet (Google).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da cúpula global de inteligência artificial India AI Impact Summit, que começa nesta segunda-feira (16) em Nova Delhi, na Índia.

Além do presidente brasileiro, o evento terá a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e de executivos das principais empresas de tecnologia, como Sam Altman, da OpenAI, e Sundar Pichai, da Alphabet (Google).

Lula é esperado na Índia na quarta-feira (18), enquanto Macron chega nesta segunda.

A cúpula deve reunir mais de 250 mil participantes e 45 delegações ministeriais.

O India AI Impact Summit –, a primeira cúpula mundial de IA realizada em um país do chamado Sul Global –, vai até o dia 20 de fevereiro.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou que a Índia prepara as bases para um ecossistema de IA próspero. "O tema da cúpula é (...) bem-estar para todos, felicidade para todos, refletindo nosso compromisso compartilhado de aproveitar a Inteligência Artificial para o progresso centrado no ser humano", escreveu no X.

Gigantes de tecnologia, como Google, Microsoft e Amazon, já se comprometeram a investir US$ 68 bilhões em infraestrutura de IA e nuvem na Índia até 2030.