Notícias

Kremlin revela quais serão os membros da delegação russa para negociações com Ucrânia

A delegação continuará sendo chefiada pelo assessor presidencial, Vladimir Medinsky.
Kremlin revela quais serão os membros da delegação russa para negociações com UcrâniaGettyimages.ru / Gonzalo Azumendi

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, revelou nesta segunda-feira (16) a composição da delegação russa para a nova rodada de negociações com a Ucrânia que deverá ser realizada esta semana em Genebra, na Suíça. A delegação continuará sendo chefiada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky.

Segundo o porta-voz, a delegação russa será ampliada para esta nova rodada de conversas. Além de Medinsky, o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin, e o chefe da Direção Principal de Inteligência do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Igor Kostiukov, também participarão das reuniões.

Peskov explicou que Medinsky não participou das negociações em Abu Dhabi porque a discussão nesse encontro tratou de questões de segurança.

"Desta vez, o objetivo é discutir uma gama mais ampla de questões, incluindo, de fato, as principais questões relacionadas tanto aos territórios quanto a todo o resto que tange as nossas reivindicações. A presença do negociador principal, ou seja, Medinsky, é agora necessária", explicou.

  • Nos dias 23 e 24 de janeiro, ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a primeira rodada de contatos trilaterais entre Rússia, EUA e Ucrânia, cujas delegações se reuniram novamente na semana passada.
  • A nova rodada de conversas sobre a resolução do conflito ucraniano será realizada de 17 a 18 de fevereiro em Genebra em formato trilateral sem a participação de representantes europeus, detalhou na sexta-feira (13) o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov.