Fora Xandão: 'Bloco da Anistia' reúne apoiadores de Bolsonaro em BH

Grupo defende "anistia geral, ampla e irrestrita" aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e faz críticas ao Judiciário durante desfile no Carnaval da capital mineira.

O Carnaval de Belo Horizonte ganhou no domingo (15) um ato de viés político. Apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ocuparam as ruas da capital mineira com o chamado "Bloco da Anistia", iniciativa que mistura manifestação e desfile carnavalesco.

A principal reivindicação do grupo é a "anistia geral, ampla e irrestrita" a Bolsonaro e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Organizado por movimentos conservadores de Minas Gerais, o bloco se apresenta como um espaço de "indignação" e de "protesto contra o Judiciário" em meio às festividades.

Entre os gritos puxados durante o percurso estavam "Fora Xandão" e "Cadê a mulher do Xandão?", referindo-se ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

Vestidos predominantemente de verde e amarelo, os participantes iniciaram o ato com a oração do Pai-Nosso e, na sequência, cantaram o Hino Nacional em ritmo de marchinha. Depois, passaram a entoar palavras de ordem como "Acorda, Brasil, acorda!".