
Chanceler iraniano chega a Genebra para nova rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, chegou neste domingo (15) a Genebra para participar da segunda rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos e manter consultas políticas paralelas. A informação foi divulgada pela agência iraniana IRNA.
Araghchi lidera uma delegação diplomática e técnica e deve se reunir com representantes norte-americanos, além de autoridades suíças, omanitas e da Agência Internacional de Energia Atômica.
Primeira rodada foi considerada 'boa'
Segundo a IRNA, na primeira rodada de negociações, as delegações da República Islâmica e dos Estados Unidos trocaram opiniões e propostas por meio do chanceler de Omã, Badr Hamad Al Busaidi. As partes classificaram as conversas como "boas" e manifestaram interesse na continuidade do diálogo.

Teerã afirmou que participa das negociações "com a máxima perspicácia, valentia e seriedade". Autoridades iranianas declararam ainda que, caso Washington demonstre disposição e vontade política para alcançar um resultado "justo e equitativo", um acordo pode ser alcançado.
Durante a estadia em Genebra, Araghchi também tem reuniões previstas com o ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis; com o chanceler de Omã, Badr Hamad Al Busaidi; e com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi. O ministro iraniano também deve discursar na Conferência de Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU).
