
Astronautas da Rússia, França e EUA chegam à Estação Espacial Internacional em nave da SpaceX

Quatro novos astronautas chegaram no sábado (14) à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um foguete da SpaceX, restaurando a tripulação completa após outros integrantes negarem a viagem citando necessidades médicas, segundo informou o jornal britânico The Guardian. A missão partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, com astronautas dos Estados Unidos, França e Rússia.

Os recém-chegados são Jessica Meir e Jack Hathaway, dos EUA, Sophie Adenot, da França, e Andrey Fedyaev, da Rússia. Meir e Fedyaev já haviam estado na ISS, e Adenot torna-se a segunda mulher francesa a estar no espaço.
Ao acoplar, Adenot saudou com um "Bonjour!", a cerca de 446 km de altitude. Horas depois, as escotilhas se abriram, e os sete astronautas se abraçaram e Meir comentou: "Vamos começar a trabalhar".
A Nasa não revelou a identidade dos astronautas que adoeceram nem detalhes do caso, citando privacidade médica. A agência informou que manteve inalterados os protocolos médicos pré-voo para a nova tripulação.
- A evacuação médica, ocorrida em janeiro, foi o primeiro caso do tipo em 65 anos de voos tripulados da Nasa. Um grave problema de saúde em órbita forçou o retorno antecipado de quatro astronautas e reduziu a ISS a apenas três tripulantes.
