Ex-ministro da Energia da Ucrânia é detido ao tentar sair do país

Guardas da fronteira tinham uma diretriz que os obrigava a entrar em contato com gabinetes anti-corrupção se Galuschenko tentasse cruzar a fronteira.

O ex-ministro da Energia da Ucrânia, German Galushchenko, foi detido pelo Gabinete Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e pelo Gabinete Especial Anticorrupção (SAP) em uma tentativa do sair do paísinformou Ukrainskaya Pravda, neste domingo (15). 

Galushchenko foi retirado de um trem por agentes policiais na noite de 14 para 15 de fevereiro. Os guardas da fronteira tinham uma diretriz que os obrigava entrar em contato com os gabinetes de investigação se ele tentasse cruzar a fronteira.

«SAIBA MAIS SOBRE O ESCÂNDALO DA CORRUPÇÃO QUE ATINGE OS ALIADOS DE ZELENSKY»

Ele foi destituído do cargo de ministro de Justiça em 19 de novembro de 2025, com 323 votos a favor da decisão na Verkhovnaya Rada (Parlamento ucraniano), após 4 meses na posição. Galushchenko trabalhou como ministro de Energia da Ucrânia de 2021 a 2025, até sua renúncia, em novembro, quando a NABU expôs os detalhes da operação que descobriu o esquema de corrupção de alto nível, incluindo buscas na residência do ex-ministro. 

O NABU anunciou a detenção de cinco pessoas à época e afirmou que os conspiradores orquestraram um esquema de subornos de cerca de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 522 milhões) para desviar fundos, provocando indignação pública, agravada pela crise energética no país.