
Tucker Carlson critica presença do exército americano na Europa

O jornalista americano e ex-apresentador da Fox News, Tucker Carlson, afirmou que os Estados Unidos acabaram tirando a soberania da Europa Ocidental ao manter suas tropas no continente.
Em entrevista à jornalista Hadley Gamble, exibida em 12 de fevereiro, Carlson questionou a própria razão de existência da OTAN. Segundo ele, "todo mundo em Washington odeia" quando faz essa pergunta, que considera "boba e óbvia".

"Temos tropas americanas na Alemanha e no Reino Unido há 80 anos, e ainda assim zombamos dos alemães por brigarem entre si, o que eles fazem com fervor", disse Carlson. Ele acrescentou que gosta dos alemães "mais do que eles gostam de si mesmos", já que os EUA mantêm suas forças no país.
"Por que temos tropas no Reino Unido?", perguntou. "Nenhum país soberano mantém tropas estrangeiras em seu território. Tiramos a soberania da Europa Ocidental", completou. Carlson também afirmou que a Europa não consegue assumir sua própria responsabilidade, já que "a população não tem dinheiro para isso".
Desde o segundo mandato de Donald Trump, as relações entre EUA e União Europeia se deterioraram. A administração americana repetidamente demonstra descontentamento com a política europeia, especialmente na área de defesa, criticando líderes e promovendo seus próprios interesses, como no caso da Groenlândia.
Nesta semana, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Europa não deve "ceder" à pressão americana, pois essa abordagem não "dá resultados".
