Notícias

"Eles ganharam": Tucker Carlson sobre os avanços da Rússia no front

Ele também questiona por que a opinião de Zelensky tem tanta importância.
"Eles ganharam": Tucker Carlson sobre os avanços da Rússia no frontEvgeny Biyatov / Sputnik

O jornalista americano Tucker Carlson afirmou, na quinta-feira (12), que a Rússia já venceu o conflito na Ucrânia, que ele classificou como uma "guerra por procuração" conduzida pelo Ocidente.

Em entrevista a Hadley Gamble, Carlson disse que os Estados Unidos teriam mais chances de negociar um acordo entre Rússia e Ucrânia durante a Presidência de Donald Trump, mas ressaltou que Washington não tem influência sobre Vladimir Putin.

"Eles ganharam a guerra. Entramos em guerra com a Rússia por meio da OTAN e da Ucrânia, que foi totalmente destruída no processo", disse Carlson, acrescentando que o conflito teria sido provocado pelo ex-presidente Joe Biden.

"Por que nos importamos com o que Zelenski pensa?"

Nesse contexto, ele destacou que o problema central é que, "de alguma forma", se dá atenção ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, que, entre outras coisas, "não tem servido bem ao seu país". "Centenas de milhares de ucranianos morreram. A terra da Ucrânia está sendo comprada por estrangeiros. Não há nenhuma medida que mostre que Zelensky teve sucesso como administrador da Ucrânia. Então, a pergunta é: por que deveríamos nos importar com o que Zelenski pensa?", questionou Carlson.

Ele acrescentou que, sob Zelensky, a Ucrânia não possui "nada", além de uma capacidade industrial limitada e uma população relativamente pequena. "Eles perderam a guerra. E, ainda assim, ele tem controle absoluto sobre a mídia ocidental e sobre a narrativa", ressaltou.

"Os americanos precisam entender que Zelensky não serviu à Ucrânia e [...] roubou cerca de 50 bilhões de dólares (cerca de R$ 261 bilhões) do nosso dinheiro, do dinheiro ocidental. [...] Por que esse cara tem voz e voto em um acordo e em uma guerra que perdeu? Isso é uma loucura", criticou.