O chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, inspecionou o trabalho dos militares da agrupação de tropas Centro na zona da operação militar especial. Após a supervisão, o general afirmou que as tropas da agrupação conjunta russa continuam a ofensiva em todos os frontes dentro da operação militar especial.
"A execução das tarefas da operação militar especial continua, com avanços em todas as direções", declarou o chefe do Exército russo, destacando as perdas significativas sofridas pelas Forças Armadas da Ucrânia. Segundo Gerasimov, as tropas do regime de Kiev "não conseguem repor efetivos e, com a diminuição do contingente nos batalhões de combate, apostam principalmente na formação de unidades adicionais de sistemas não tripulados e no aumento do número de drones de ataque".
Gerasimov lembrou que, quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou um dos postos de comando das Forças Armadas em 1º de dezembro, o comandante supremo estabeleceu a tarefa de derrotar as unidades inimigas nas áreas a leste de Krasnoarmiisk e Dimitrov.
Nesse contexto, Gerasimov informou que as forças russas já libertaram até o momento as localidades de Rovnoe, Rog e Gnatovka, próximas a Krasnoarmiisk pelo lado leste. "Na própria Krasnoarmiisk, os bairros residenciais estão sendo inspecionados, ajuda está sendo prestada à população local e mais de 200 pessoas foram evacuadas para áreas seguras", acrescentou o chefe do Estado-Maior.
O general também informou que as tropas russas estão eliminando as forças ucranianas bloqueadas em Dimitrov. "Hoje, a parte sul da cidade foi libertada e está sob nosso controle total, o que corresponde a mais de 30% de todos os edifícios da cidade", completou.
Gerasimov destacou ainda a importância das operações em Krasnoarmiisk como uma etapa crucial para a libertação de todo o Donbass. "Durante a libertação da cidade, as unidades do exército mostraram iniciativa, agiram com inteligência e escolheram métodos de ação desconhecidos para o inimigo, que acabaram sendo uma surpresa para ele. O pessoal atuou com coragem e bravura", enfatizou o general, desejando mais sucesso aos militares no campo de batalha.
Mais de 200 km quadrados liberados
O chefe do Estado-Maior russo também informou que o Exército do país libertou 12 localidades durante as duas primeiras semanas de fevereiro, totalizando mais de 200 km².
"Durante as duas primeiras semanas de fevereiro, apesar das duras condições de inverno, as unidades e formações militares da agrupação combinada de tropas libertaram 12 localidades. Mais de 200 km² de território passaram a estar sob nosso controle", detalhou o alto oficial.
- A cidade de Dimitrov está localizada na República Popular de Donetsk, a cerca de 12 km de Krasnoarmiisk, que antes de ser libertada servia como um importante ponto logístico ferroviário para as forças ucranianas. Segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o controle de Dimitrov representa "um passo significativo rumo à libertação total da República Popular de Donetsk".