Notícias

Chefe do Estado-Maior: Rússia libera 12 localidades em apenas duas semanas

O Exército russo segue realizando operações de combate, mesmo diante das rigorosas condições de inverno.
Chefe do Estado-Maior: Rússia libera 12 localidades em apenas duas semanasSputnik

O Exército russo liberou 12 localidades durante a primeira quinzena de fevereiro, totalizando mais de 200 quilômetros quadrados, informou neste domingo (15) o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov.

"Durante as duas primeiras semanas de fevereiro, apesar das duras condições de inverno, unidades e formações militares da agrupação conjunta de tropas liberaram 12 localidades. Mais de 200 quilômetros quadrados passaram a estar sob nosso controle", detalhou o alto oficial durante a inspeção do trabalho dos militares da agrupação de tropas Centro na zona da operação militar especial.

Agrupações de tropas Centro e Norte

Segundo Gerasimov, os combates mais intensos acontecem na área sob responsabilidade da agrupação de tropas Centro, que mantém uma ofensiva na direção da localidade de Dobropolye. Continuam sendo liberadas as localidades de Novy Donbass e Beletskoye, enquanto em Grishino unidades de assalto estão eliminando, em combates de rua, formações inimigas que ocupam posições na região. Além disso, operações militares estão em curso para liberar os assentamentos de Novopavlovka e Novopodgornoye.

Paralelamente, a agrupação de tropas Norte segue ampliando a faixa de segurança nas áreas fronteiriças das províncias ucranianas de Sumy e Kharkov. Nesta região, três localidades foram liberadas: Popovka e Sidorovka (província de Sumy) e Chugunovka (província de Kharkov).

Krasny Liman e Slavyansk

A agrupação de tropas Oeste realiza operações ofensivas em uma ampla frente dentro de sua área de responsabilidade, atacando os remanescentes do grupo inimigo bloqueado na margem oriental do rio Oskol. Nessa região, foi liberado o povoado de Glushkovka. Gerasimov afirmou que, na área de Krasny Liman, a liberação das localidades controladas por forças inimigas está sendo concluída.

As tropas da agrupação Sul avançam em direção a Slavyansk, cidade estratégica em Donbass, enquanto a liberação de Reznikovka é finalizada e continua a eliminação das formações ucranianas em Konstantinovka.

Avanços na província de Zaporozhie

A agrupação de tropas Leste desenvolve ofensiva na parte oriental da província de Zaporozhie. "Em uma tentativa de barrar nossa ofensiva, o comando inimigo transferiu para esta direção suas unidades de assalto mais bem preparadas de outras áreas. A agrupação de tropas repele com segurança os ataques inimigos, que sofrem perdas consideráveis", relatou Gerasimov, acrescentando que, até agora em fevereiro, na área de responsabilidade desta agrupação, foram liberadas as localidades de Staroukrainka, Pridorozhnaya, Zaleznichnoye e Tsvetkovaya.

Além disso, ele declarou que a agrupação de tropas Dnepr também segue com ações ofensivas na região de Zaporozhie, onde foram liberadas as localidades de Magdalinovka, Primorskaya e Zapasnaya.