Mexicanos organizaram um ponto de coleta e enviaram 30 toneladas de ajuda humanitária a Cuba, em meio ao recrudescimento das medidas punitivas dos Estados Unidos contra a ilha. A iniciativa foi anunciada neste sábado (14) pelo partido governista Morena nas redes sociais.
Segundo a legenda, "30 toneladas de solidariedade com Cuba" já se encontram na sede do grupo parlamentar no Congresso da Cidade do México.
"Em nome do Grupo Parlamentar de Morena no Congresso da Cidade do México, foram recebidos três caminhões com 30 toneladas de ajuda para o povo cubano, reafirmando nosso compromisso com a solidariedade internacional”, informou a publicação. "A solidariedade não se proclama, se pratica", acrescentou.
Apoio oficial
Na sexta-feira (13), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o país está disposto a estabelecer uma ponte aérea para levar ajuda humanitária a Cuba. A mandatária destacou que os voos para a ilha não estão fechados e que companhias mexicanas seguem operando normalmente para Havana.
Sheinbaum também declarou que outros países que desejarem transportar ajuda humanitária podem fazê-lo e abastecer aeronaves em território mexicano. "Têm que pagar, obviamente", esclareceu.
O México já havia enviado mais de 800 toneladas de ajuda humanitária a Cuba, incluindo alimentos e produtos essenciais, como demonstração de apoio diante do endurecimento do bloqueio econômico dos Estados Unidos. O governo cubano agradeceu a "irmandade e humanismo" do povo mexicano.
A situação na ilha se agravou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar Cuba como uma "ameaça incomum e extraordinária", decisão que intensificou as medidas punitivas contra o país e, segundo o texto, provocou uma reação de solidariedade em diferentes países da América Latina.