O sociólogo, cientista político e professor José Álvaro Moisés morreu na sexta-feira (13/2), aos 81 anos, após se afogar na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada neste sábado (14) pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
Ele era professor titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo o Grupo de Bombeiros Marítimos, o professor se afogou por volta das 17h40. Ele foi encontrado inconsciente na faixa de areia da praia de Itamambuca. As equipes iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar ainda no local, conforme protocolo de salvamento aquático, até a chegada da equipe médica.
Após a continuidade dos procedimentos avançados de reanimação, o óbito foi constatado pela equipe de saúde na própria praia.
Referência na Ciência Política
A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lamentou a morte e afirmou que José Álvaro Moisés foi uma das principais referências da Ciência Política brasileira, com contribuições para estudos sobre democracia, instituições políticas, cultura política e qualidade da democracia.
Em nota, a entidade destacou que "sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores". A ABCP também manifestou "solidariedade aos familiares, amigos(as), colegas e estudantes" neste momento de luto.