
Rubio avalia processo de negociação sobre a Ucrânia

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reiterou neste sábado (14) o compromisso de seu país de "fazer todo o possível" para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.

No âmbito da Conferência de Segurança de Munique, Rubio qualificou como um avanço significativo a reunião entre "funcionários militares" que ocorreu na semana passada e destacou que se tratam dos primeiros contatos desse tipo, "pelo menos em nível técnico".
Nesse contexto, anunciou que outra rodada de conversas será realizada na próxima terça-feira (17), embora, ressaltou, "pode não ser o mesmo grupo de pessoas".
Apesar desse progresso, o secretário de Estado reconheceu que se tornou "difícil" alcançar "um resultado que a Ucrânia possa aceitar e que a Rússia também aceite". "Mas continuaremos tentando", disse, acrescentando que o objetivo é chegar a um acordo com "condições justas e sustentáveis".
- Nos dias 23 e 24 de janeiro, ocorreu em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a primeira rodada de contatos trilaterais entre Rússia, EUA e Ucrânia, cujas delegações se reuniram novamente na semana passada.
- A nova rodada de conversas sobre a resolução do conflito ucraniano será realizada de 17 a 18 de fevereiro na cidade suíça de Genebra, em formato trilateral, sem a participação de representantes europeus, detalhou nesta sexta-feira (13) o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov. Assim como nas duas rodadas anteriores realizadas neste ano, as negociações contarão com representantes dos EUA, Rússia e Ucrânia. A delegação russa será liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky.
