Notícias

Rubio: 'estamos profundamente preocupados com a sobrevivência da Europa'

Segundo o secretário de Estado dos EUA, seu país está ligado ao continente europeu não apenas militar e economicamente, mas também espiritual e culturalmente.
Rubio: 'estamos profundamente preocupados com a sobrevivência da Europa'Más información, en breve.

Os Estados Unidos e a Europa estão "unidos pelo laço mais profundo que uma nação pode ter" e continuarão compartilhando um destino comum, afirmou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, neste sábado (14), em discurso na Conferência de Segurança de Munique (MSC 2026).

"Fazemos parte de uma civilização — a civilização ocidental — e estamos ligados por laços profundos que só as nações podem compartilhar, forjados ao longo de séculos de história comum, fé cristã, cultura, patrimônio, língua, ancestralidade e pelos sacrifícios que nossos antepassados fizeram juntos por essa civilização", declarou o secretário.

Rubio avalia que este é o motivo pelo qual americanos podem "parecer um pouco diretos e urgentes" ao dar conselhos. "É por isso que o presidente Trump exige seriedade e reciprocidade de nossos amigos aqui na Europa. A razão, meus amigos, é que nos importamos profundamente. Nos importamos profundamente com o futuro de vocês e com o nosso", explicou.

A fricção entre o continente europeu e os Estados Unidos seria um reflexo da "preocupação" manifesta pelo governo de Donald Trump, de acordo com Rubio.

"Se por vezes discordamos, as nossas divergências decorrem de uma profunda preocupação com uma Europa com a qual estamos ligados. Não só economicamente, não só militarmente, mas também espiritualmente e culturalmente. Queremos que a Europa seja forte, acreditamos que a Europa deve sobreviver ", afirmou.