
EUA se preparam para possível operação militar contra Irã - Reuters

O Exército dos Estados Unidos está se preparando para a possibilidade de realizar operações militares de várias semanas contra o Irã, caso o presidente Donald Trump ordene um ataque, informaram à Reuters dois funcionários norte-americanos sob condição de anonimato.

Segundo essas fontes, os planos avançam paralelamente aos esforços diplomáticos para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, após Washington reforçar sua presença militar na região. Na semana passada, delegações de ambos os países mantiveram conversas em Omã, enquanto o Pentágono anunciava o envio de um porta-aviões adicional para o Oriente Médio.
Ao ser questionada sobre os preparativos para uma possível operação militar prolongada, a subsecretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, afirmou que o presidente Trump "mantém todas as opções sobre a mesa" e ouve "uma variedade de perspectivas" antes de tomar a decisão final, baseada no que considera melhor para o país e sua segurança nacional.
Trump afirmou nesta sexta-feira (13) que o Irã precisa aceitar um acordo "adequado" se quiser evitar um ataque norte-americano. "Concedam-nos o acordo que deveriam ter nos concedido desde o início. Se nos concederem o acordo adequado, não o faremos [atacar]. Mas, como você sabe, historicamente eles não o fizeram", declarou o presidente americano em resposta a perguntas sobre o tema.
De Teerã, autoridades iranianas afirmaram repetidamente estar preparadas para responder a qualquer "erro estratégico" dos EUA com golpes "pesados" e reforçaram que um cessar completo do enriquecimento de urânio é "absolutamente inaceitável" para a nação persa.
