Lukashenko promete 'complicar a vida' do ministro da Defesa de Belarus

Segundo o presidente belarusso, inspeções de prontidão serão obrigatórias para todas as patentes e os comandantes de batalhão serão "levados ao limite".

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, prometeu avaliar a preparação física do ministro da Defesa, Viktor Khrenin, e dos altos comandos do Estado-Maior após supervisionar manobras militares na região de Minsk, nas quais se mostrou insatisfeito com os resultados das práticas de tiro, informou a mídia belarussa nesta sexta-feira (13).

Durante sua visita, o mandatário alertou ao ministro da Defesa que a pressão sobre ele aumentará, que planeja "complicar sua vida" e que ele "não deve relaxar". Acrescentou que os comandantes de batalhão serão "levados ao limite".

"Você cumprirá todas as normas, e os generais do seu Estado-Maior também sairão para correr", instruiu o presidente dirigindo-se a Khrenin, e afirmou que o submeterá a uma revisão física em maio ou junho. Garantiu que os generais do Estado-Maior terão que correr com o secretário do Conselho de Segurança, Aleksandr Volfovich, "à frente".

Da mesma forma, o presidente belarusso enfatizou que a preparação física é obrigatória para todas as patentes. Khrenin declarou em conversa com jornalistas que as Forças Armadas "devem manter-se em tensão constante" e assinalou que é prematuro tirar conclusões sobre a inspeção surpresa de prontidão ordenada pelo mandatário.