Notícias

Mundo está na "estrada para o inferno climático" - ONU

A temperatura média global no ano passado foi 1,63 °C acima dos níveis pré-industriais.
Mundo está na "estrada para o inferno climático" - ONUGettyimages.ru / Mohamad Salaheldin Abdelg Alsayed / Anadolu Agency

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o mundo está na "estrada para o inferno climático". "Estamos brincando de roleta russa com o nosso planeta", manifestou, acrescentando que "medidas urgentes" devem ser tomadas, especialmente nos próximos 18 meses.

Os últimos 12 meses - de junho de 2023 a maio de 2024 - foram os mais quentes já registrados, informou na quarta-feira o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia (C3S).

Segundo os dados do observatório, a temperatura média global no ano passado foi 0,75 °C acima da média de 1991-2020 e 1,63 °C acima dos níveis pré-industriais.

A sequência de doze meses de calor sem precedentes é "impressionante, mas não surpreendente", disse o diretor do C3S, Carlo Buontempo, que alertou que, se os níveis de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera não forem reduzidos, "essa série de meses mais quentes será lembrada como comparativamente fria".