O Brasil e a Índia devem assinar parcerias e memorandos de entendimento nas áreas de terras raras e minerais críticos durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, programada para os dias 17 a 21 de fevereiro.
A informação foi confirmada na quinta-feira (12) pela secretária do Ministério das Relações Exteriores para Ásia e Pacífico, embaixadora Susan Kleebank.
"Será também oportunidade para avançarmos no acordo comercial preferencial entre o Mercosul e a Índia", destacou Kleebank, citada pela Agência Brasil.
Além disso, são esperados avanços nas colaborações entre a Embraer e a Adani Defense & Aerospace, uma das principais empresas do setor aeroespacial indiano.
Relembre:
A Reuters informou na terça-feira (10) que a Índia mantém conversas com o Brasil, Canadá, França e Países Baixos para firmar possíveis acordos sobre a exploração, extração, processamento e reciclagem conjunta de minerais críticos. Segundo a agência, a iniciativa faz parte dos esforços de Nova Deli para assegurar os suprimentos necessários para transição energética e estratégia industrial.
As negociações, lideradas pelo Ministério de Minas indiano, concentram-se no lítio e em terras raras, elementos considerados estratégicos para a fabricação de veículos elétricos, sistemas de energia renovável e eletrônica avançada.