
Rússia cria Comissão Intergovernamental de cooperação econômica e comercial com Burkina Faso

O Ministro do Desenvolvimento Econômico da Federação da Rússia, Maxim Reshetnikov, e o Ministro das Relações Exteriores de Burkina Faso, Karamoko Traoré, assinaram em Moscou um acordo que prevê criação da Comissão Intergovernamental Russo-Burquinense para a Cooperação Comercial, Econômica, Científica e Técnica, segundo informou o ministério nesta sexta-feira (13).

Atualmente, a base das exportações de Burkina Faso consiste em produtos alimentícios e matérias-primas agrícolas, enquanto que a Rússia exporta produtos químicos e maquinários. Por isso, o ministro russo expressou sua vontade a ampliar o leque de produtos comercializados, destacando como "promissores" as esferas de exploração geológica, extração de minerais, energia e agricultura.
O chanceler burquinense caracterizou o documento como um passo importante no desenvolvimento das relações entre os dois países: "Estou certo de que, no âmbito do trabalho da comissão, conseguiremos elaborar todas as medidas necessárias para aumentar o comércio bilateral, intensificar a cooperação em matéria de investimentos e aumentar o número de contatos entre os operadores econômicos da Rússia e de Burkina Faso", acrescentou.
