Rússia anuncia descoberta de enorme campo de petróleo no Ártico

"Esta descoberta, a maior em Yamal nos últimos 30 anos, confirma que a base de recursos do nosso país está longe de ser totalmente explorada", disse um alto executivo da Gazprom Neft.

A petrolífera russa Gazprom Neft anunciou na quarta-feira (11) a descoberta de um novo campo de petróleo na Região Autônoma de Yamalo-Nenets, na península de Yamal, no Ártico russo com reservas geológicas estimadas em 55 milhões de toneladas de petróleo bruto.

"Esta descoberta, a maior em Yamal nos últimos 30 anos, confirma que a base de recursos do nosso país está longe de ser totalmente explorada", afirmou o presidente do conselho da companhia, Alexander Dyukov.

Segundo ele, há potencial para novas reservas de hidrocarbonetos na região ártica, na Sibéria Oriental e em outros territórios, inclusive de grande porte.

A Gazprom Neft segue com trabalhos de prospecção em "praticamente todas as regiões" onde atua, usando "modelos digitais de formações subterrâneas e análise de dados com inteligência artificial", detalhou Dyukov.

POR QUE O ÁRTICO É TÃO ATRAENTE DO PONTO DE VISTA GEOPOLÍTICO? DESCUBRA EM NOSSO ARTIGO

O campo fica parcialmente no golfo de Ob e sua descoberta foi resultado de três anos de prospecção.

A descoberta foi batizada de Alexei Kontorovich, um dos fundadores da escola científica russa de geologia de hidrocarbonetos e geoquímica orgânica. Para definir sua estrutura geológica e potencial de produção, estão previstos novos trabalhos de exploração.

Com base nos dados obtidos, será elaborado um programa de desenvolvimento para identificar novas reservas.