Notícias

Putin se reúne com o presidente da Bolívia em São Petersburgo

Luis Arce chegou à Rússia com uma "agenda importante" para fortalecer "as relações bilaterais econômicas, comerciais, energéticas e outras".
Putin se reúne com o presidente da Bolívia em São PetersburgoCaptura de tela

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne nesta quinta-feira com seu colega boliviano, Luis Alberto Arce Catacora, no âmbito do XXVII Fórum Econômico Internacional (SPIEF-2024), um dos maiores eventos empresariais do mundo, que começou em 5 de junho na cidade russa de São Petersburgo.

Embora Putin tenha reconhecido que o comércio entre a Rússia e a Bolívia é baixo no momento, ele enfatizou que "há boas tendências" e que existem "áreas interessantes" para isso, incluindo as altas tecnologias. Especificamente, o mandatário lembrou que a empresa estatal russa de energia atômica Rosatom está construindo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear na cidade boliviana de El Alto.

Por sua vez, Arce agradeceu a Putin por seu "apoio" e pela realização de vários projetos conjuntos. "Temos muita agenda [...] para conversar", enfatizou o presidente boliviano.

Na véspera do evento, o presidente boliviano descreveu a reunião com o "irmão presidente Vladimir Putin" como "importante" e acrescentou que sua viagem à Rússia tinha como objetivo fortalecer "as relações bilaterais nas áreas econômica, comercial, energética e outras".

Além de sua participação no SPIEF-2024 e da reunião com o mandatário russo, a agenda de trabalho de Luis Arce Catacora inclui "uma conferência na Universidade Estatal", disse ele.

Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a estadia de Arce em São Petersburgo "será uma boa oportunidade de comunicação". O conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov, por sua vez, indicou em maio que o mandatário boliviano será o principal convidado do fórum.