Notícias

Kremlin confirma nova rodada de negociações trilaterais sobre conflito ucraniano

"Informaremos sobre o local exato e as datas", afirmou o porta-voz presidencial russo.
Kremlin confirma nova rodada de negociações trilaterais sobre conflito ucranianoGettyimages.ru / Connect Images

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta sexta-feira (13) que uma nova rodada de negociações trilaterais entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia deverá acontecer na próxima semana.

"Há um acordo para que [a nova rodada] seja realizada na próxima semana. Informaremos sobre o local e as datas exatas", disse o porta-voz da presidência russa a jornalistas.

Cooperação econômica Rússia-EUA

Peskov também afirmou que o grupo de cooperação econômica entre Moscou e Washington, liderado pelo enviado especial do presidente russo, Kirill Dmitriev, continua trabalhando. "De fato, questões relacionadas à cooperação comercial e econômica, tanto potencial quanto proposta, estão na agenda e sendo discutidas", declarou Peskov.

O porta-voz esclareceu que, até que se chegue a uma resolução para o conflito ucraniano, é difícil "falar sobre algo concreto, e que por enquanto tudo se limita a discussões".

"À medida que avançarmos no caminho para uma solução pacífica, então isso poderá passar para o nível prático", explicou.

  • O presidente russo, Vladimir Putin, declarou por diversas vezes que seu país está disposto a encontrar uma solução diplomática para a crise ucraniana, ressaltando que, antes de tudo, a segurança de longo prazo da Rússia deve ser garantida, razão pela qual é importante eliminar as causas fundamentais do conflito, incluindo a expansão da OTAN, que Moscou percebe como uma ameaça, e a violação dos direitos da população de língua russa na Ucrânia.
  • As negociações trilaterais entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia tiveram início em 23 e 24 de janeiro, em Abu Dhabi. Os países voltaram a se reunir em 4 e 5 de fevereiro.