O embaixador de Belarus no Brasil, Alexey Andreyev, se reuniu nesta quinta-feira (12), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Raphael Azeredo, para tratar da agenda internacional e do fortalecimento da cooperação bilateral.
Segundo nota da Embaixada de Belarus, o diplomata apresentou a posição de Minsk sobre os "desafios atuais da agenda global", com destaque para as iniciativas de paz do presidente Alexander Lukashenko, voltadas à resolução de crises e à formação de uma "arquitetura de segurança sustentável".
Cooperação analítica
Durante o encontro, as partes discutiram o estado atual do diálogo entre os dois países e as perspectivas de aprofundamento das relações tanto no plano bilateral quanto em plataformas multilaterais, como a Organização das Nações Unidas e o BRICS.
Ao final da reunião, foi acordado o desenvolvimento de cooperação especializada na área de análise política aplicada, por meio dos ministérios das Relações Exteriores e de instituições de pesquisa nacionais, incluindo o Instituto Belarusso de Estudos Estratégicos.
- A Fundação Alexandre de Gusmão é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e atua no planejamento estratégico da política externa brasileira. A instituição leva o nome do diplomata luso-brasileiro Alexandre de Gusmão, reconhecido por sua atuação na definição das fronteiras do Brasil no século 18.