Notícias

Putin responde jornalista da Reuters ao ser questionado sobre "guerra nuclear"

O chefe de Estado russo disse que a Federação Russa está sempre sendo acusada de levantar um "bastão nuclear".
Putin responde jornalista da Reuters ao ser questionado sobre "guerra nuclear"Sputnik / Valentina Pevtsova

A Rússia "não está empunhando um bastão nuclear", disse o presidente russo Vladimir Putin em uma coletiva de imprensa com editores de agências de notícias internacionais na quarta-feira.

Uma repórter da Reuters perguntou a Putin qual evento no conflito na Ucrânia poderia servir como um "gatilho" para uma "guerra nuclear" e o quão "próximos estamos disso agora".

"Continuam tentando nos acusar de estar empunhando algum tipo de bastão nuclear, mas fui eu quem acabou de levantar a questão da possibilidade de usar armas nucleares? Foi você quem me colocou no assunto, e depois me diz que eu estava empunhando o bastão nuclear", disse Putin.

O mandatário lembrou que os EUA são o único país do mundo a ter usado armas nucleares em uma guerra. "Não chegaremos não apenas ao ponto de uso, mas até mesmo à ameaça de uso [de armas nucleares]", disse ele, acrescentando que a doutrina militar russa define os casos em que o país poderia usar armas atômicas e pode ser consultada.

A doutrina militar russa estipula que a Rússia se reserva o direito de usar seu arsenal nuclear em resposta à agressão contra seu território ou contra seus aliados, envolvendo o uso de armas nucleares ou outras armas de destruição em massa. O documento também prevê uma reação recíproca a um ataque com armas convencionais se a existência do Estado estiver em perigo. A decisão final cabe ao líder do país.