CIA lança campanha para recrutar militares chineses como informantes

O vídeo mostra um oficial de nível intermediário desiludido, e segue com um texto em mandarim sobre como contatar os serviços secretos dos EUA em segurança.

A Agência Central de Inteligência (CIA) divulgou um novo vídeo dirigido a possíveis informantes dentro das Forças Armadas chinesas, semanas após a queda de um dos principais generais do país. O objetivo da campanha é recrutar informantes chineses, segundo reportou a Reuters nesta quinta-feira (12). 

O vídeo mostra um oficial de nível intermediário desiludido, e segue com um texto em mandarim sobre como contatar os serviços secretos dos EUA em segurança. O diretor da CIA, John Ratcliffe, afirmou que essas mensagens já alcançaram muitos cidadãos chineses.

O lançamento ocorre após o anúncio de uma investigação a Zhang Youxia, número dois da Comissão Militar Central, em meio à ampla ofensiva anticorrupção no Exército chinês. 

A agência acredita que a campanha consegue atravessar o "Grande Firewall" e chegar ao público-alvo na China. Para analistas, essa guerra de espionagem integra uma rivalidade militar e tecnológica crescente entre Washington e Pequim, comparada a uma "nova Guerra Fria".