
Bilionário Jeffrey Epstein possui CPF ativo e regular no Brasil, revelam documentos

Documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos mostram que o bilionário Jeffrey Epstein possui um CPF ativo no Brasil. De acordo com reportagem do G1, publicada nesta quinta-feira (12), o registro foi emitido em 2003 e permanece em situação regular.
A existência do documento consta em arquivos apreendidos por órgãos americanos e listados em pastas de investigações recentes. O cadastro na Receita Federal utiliza a data de nascimento oficial do empresário, 20 de janeiro de 1953.

Também foi apurado pela reportagem que, em outubro de 2011, Epstein recebeu a sugestão de obter cidadania brasileira. Em trocas de e-mails com a investidora Nicole Junkermann, o bilionário demonstrou interesse pela alternativa, mas revelou ter receio a respeito do trânsito internacional.
"Ideia interessante, mas os vistos podem ser um problema ao viajar para outros países", respondeu Epstein à empresária. Segundo os documentos americanos, eles marcaram um encontro em um hotel de luxo no mesmo dia da troca de mensagens.

CPF para estrangeiros
A Receita Federal informou à reportagem que estrangeiros sem residência no Brasil podem solicitar o CPF por meio de procuradores. O órgão não detalhou o caso do bilionário, citando apenas as instruções normativas que regem o cadastro.
Epstein morreu em 2019, em uma prisão de Nova York, onde aguardava julgamento por crimes de tráfico sexual.
O status do CPF de estrangeiros falecidos só é alterado mediante solicitação de sucessores legais ou inventariantes. A Receita esclareceu que a medida ocorre quando há bens no Brasil ou necessidade de benefícios como pensão por morte.
«PARA SABER MAIS SOBRE QUEM FOI JEFFREY EPSTEIN, LEIA ESTE ARTIGO»
