O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (12) que as relações entre Washington e Caracas têm sido "extraordinárias", ao comentar o mercado de petróleo venezuelano e possíveis benefícios econômicos para o país sul-americano.
Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que os Estados Unidos estão "lidando muito bem" com a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, e seus representantes.
Trump afirmou que "o petróleo está começando a fluir" e que "em breve haverá grandes quantias de dinheiro, que não se viam há muitos anos". Segundo ele, esses recursos "ajudarão enormemente o povo da Venezuela".
O mandatário também elogiou o senador Marco Rubio e demais representantes do governo, afirmando que estão realizando "um trabalho fantástico" nas tratativas.
Convite oficial
A vice-presidente venezuelana afirmou anteriormente que foi convidada a visitar os Estados Unidos e acrescentou que está avaliando o momento mais apropriado para realizar a viagem.
"Estamos considerando ir até lá assim que estabelecermos essa cooperação e pudermos avançar com tudo", declarou.
Na quarta-feira (11), a mandatária encarregada da Venezuela recebeu no Palacio de Miraflores, sede do Executivo, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Christopher Wright, com quem abordou temas como a agenda energética entre os dois países.
Após o encontro, a dirigente afirmou que, entre outros pontos, a pauta de trabalho incluiu "o estabelecimento de uma parceria produtiva de longo prazo, que permita construir uma agenda energética que se converta em motor da relação bilateral e que seja efetiva, produtiva, benéfica para ambos os países e complementar".