Notícias

'Nicolás Maduro é inocente', diz Delcy Rodríguez

A pretexto de "combate o narcoterrorismo", os EUA lançaram, no dia 3 de janeiro, uma agressão militar maciça contra o território venezuelano. A operação terminou com o sequestro do presidente Nicolás Maduro e sua esposa.
'Nicolás Maduro é inocente', diz Delcy RodríguezGettyimages.ru / Jesus Vargas/

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que Nicolás Maduro é inocente e continua sendo o chefe de Estado do país.

"Posso garantir que o presidente Nicolás Maduro é o presidente legítimo. Digo isso como advogada. Tanto o presidente Maduro quanto Cilia Flores, a primeira-dama, são inocentes", afirmou a presidente encarregada em entrevista à NBC News, publicada nesta quinta-feira (12).

Agressões dos EUA

Sob alegações "combate o narcoterrorismo", os EUA lançaram, no dia 3 de janeiro, uma agressão militar maciça em território venezuelano, que afetou Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

A operação terminou com o sequestro do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que foram levados para Nova York, onde estão detidos em um centro de detenção federal. Os locais atacados eram principalmente de interesse militar, embora também tenham sido atingidas áreas urbanas e houvesse vítimas civis.

Caracas classificou as ações de Washington como uma "grave agressão militar" e alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular do seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação".

Muitos países do mundo, entre eles a Rússia e a Chinapediram a libertação de Maduro e sua esposa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a Venezuela deve ter garantido o direito de decidir seu destino sem qualquer intervenção externa.