
Militar neonazista condecorado por Zelensky ameaça invadir Hungria

O líder do movimento ultranacionalista ucraniano C14*, Yevgeny Karas, ameaçou a Hungria com uma invasão militar, informou a imprensa húngara na quarta-feira (11).
Em um vídeo com a imagem do colaborador nazista ucraniano Stepan Bandera ao fundo, o militar –, que foi condecorado pelo líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky –, fez declarações contra a Hungria e o primeiro-ministro Viktor Orbán.

"O que fará Orbán, aquele pequeno cão que ladra?", disse Karas, antes de afirmar que uma brigada ucraniana poderia chegar à Hungria em dois minutos se o premiê declarasse: "Sou um agente da KGB; vejam, estou usando uma 'ushanka' [típico gorro de pele russo]".
Karas declarou que a Rússia não é o único inimigo da Ucrânia, classificação que estendeu a países que, segundo ele, demonstraram "hostilidade" à Ucrânia.
Reação da Hungria
O deputado húngaro e diretor político do primeiro-ministro, Balazs Orbán, publicou na rede X um vídeo com as declarações de Karas e afirmou:
"Yevgeny Karas, um oficial do exército ucraniano condecorado por Zelensky e líder do grupo neonazista C14*, ameaçou abertamente a Hungria com uma invasão militar. Isto é um ato de intimidação contra um Estado soberano da OTAN".
"A Hungria não se deixará chantagear", concluiu o parlamentar.
*Reconhecida na Rússia como uma organização terrorista e extremista.
