Notícias

China testa aviões com biocombustível de óleo usado

Durante o voo de demonstração, a aeronave utilizou uma mistura de combustível composta por 40% de SAF, um biodiesel produzido a partir de óleo alimentar usado.
China testa aviões com biocombustível de óleo usadoGettyimages.ru / Zhang Hengwei/China News Service/VCG

Duas aeronaves comerciais chinesas, o ARJ21 e outro avião C919, realizaram seu primeiro voo de demonstração propulsados por motores alimentados a combustível sustentável em Xangai e Dongying, respectivamente, informou a Xinhua, segundo um comunicado da COMAC (Corporação de Aviões Comerciais da China) na quarta-feira.

O C919 é um avião de passageiros de fuselagem estreita com capacidade máxima de 192 assentos, enquanto o ARJ21 é um avião bimotor com capacidade máxima de 97 assentos. Os voos mostraram bom desempenho em voo comercial, afirmou a empresa. 

A aplicação do SAF, um biodiesel produzido a partir de óleo alimentar usado, é uma medida importante para o setor de aviação civil mundial para combater o aquecimento global e reduzir as emissões de carbono. Isso se deve ao fato de que pode reduzir as emissões em até 80% durante o ciclo de vida do combustível, em comparação com o combustível de aviação convencional.

Várias companhias aéreas chinesas realizaram voos de teste usando SAF fabricado na China, e mais de dez empresas e institutos nacionais estão desenvolvendo os combustíveis a partir de produtos reciclados.

O SAF fabricado pela COMAC recebeu aprovação de aeronavegabilidade da Administração de Aviação Civil da China em fevereiro deste ano.