Notícias

Kiev apreendeu quase 1 bilhão de dólares em bens de empresários russos

O chefe do Departamento de Investigações Estratégicas da Polícia da Ucrânia diz que a presença do segmento russo na economia ucraniana diminuiu em 90% em mais de dois anos.
Kiev apreendeu quase 1 bilhão de dólares em bens de empresários russosLegion-media.ru / Malcolm Haines

A Polícia Nacional da Ucrânia apreendeu bens de empresários russos no valor de quase 1 bilhão de dólares (38 bilhões de grivnas), informou o chefe do Departamento de Investigações Estratégicas, Andrey Rubel, à RBK Ucrânia na terça-feira.

Segundo o funcionário, trata-se dos bens pertencentes a "oligarcas" como Arkadi Rotenberg e Mikhail Fridman. Afirmou que os fundos apreendidos estão sendo usados atualmente para atender às necessidades do país, "incluindo as dos militares". Ele especificou que isso inclui um helicóptero Bell 427, uma aeronave Gulfstream G650, 47 caminhões, 55 veículos e três semi-reboques de plataforma, entre outros bens.

De acordo com a estimativa de Rubel, a presença do segmento russo da economia ucraniana diminuiu em 90% durante os mais de dois anos da atual fase do conflito bilateral. "Quase eliminamos esse segmento", explicou. 

As autoridades ucranianas começaram a confiscar os bens de empresas e profissionais russos logo após o início da operação militar especial em fevereiro de 2022.

Em março daquele ano, o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, ordenou o confisco forçado de bens pertencentes à Rússia e a residentes russos. Posteriormente, o confisco foi estendido aos cidadãos ucranianos que haviam apoiado a operação militar russa.