Putin sobre aqueles que afirmam que a Rússia quer atacar a OTAN: ''burros como uma pedra''

O mandatário ainda traçou paralelos entre a postura russa com aquela que é adotada pelos EUA.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou como ''burros'' aqueles que afirmam que seu país quer atacar a OTAN.

''Inventaram que a Rússia quer atacar a OTAN. Eles são completamente burros, estão loucos ou o quê?".

Ele sugeriu que essa é uma trama elaborada pelos Governos ocidentais para "enganar sua própria população". De acordo com Putin, eles estão, na verdade, tentando intimidar seu povo com a suposta ameaça russa a fim de manter "sua própria posição imperial e grandeza". Além disso, o chefe de Estado enfatizou que a Rússia não tem ambições imperialistas.

"Onde estão os EUA, do outro lado do oceano, e onde estamos nós? Imagine se estivéssemos no Canadá fazendo o que os EUA estão fazendo à nossa porta", perguntou Putin. "Ou se estivéssemos dizendo que os EUA tomaram parte do território mexicano no passado e incentivando o México a lutar para recuperar seu território. Isso é basicamente a mesma coisa que os países ocidentais estão fazendo com a crise ucraniana", explicou ele.

Em março, durante visita a uma base aérea na região russa de Tver, o mandatário havia qualificado a possibilidade de um expansionismo da Rússia contra o continente europeu como ''absurdas''. "As alegações de que vamos atacar a Europa depois da Ucrânia são um completo absurdo e intimidação de sua própria população apenas para arrancar o dinheiro delas", afirmou à época, em aparente referência aos impostos arrecadados e posteriormente enviados a Kiev ou a gastos em defesa.