Notícias

Kremlin comenta rumores de possíveis eleições na Ucrânia

Mídias internacionais anunciaram recentemente que o regime de Kiev estaria se preparando para realizar eleições presidenciais em maio.
Kremlin comenta rumores de possíveis eleições na UcrâniaGettyimages.ru / Brendan Hoffman

Informações sobre um possível anúncio de eleições presidenciais na Ucrânia devem ser levadas em consideração, mas é preciso basear-se em fontes oficiais, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quarta-feira (11).

muito cedo para tirarmos qualquer conclusão sobre o assunto. O que temos, na verdade, é um intercâmbio dessas informações pela imprensa vinda de certas fontes", enfatizou Peskov.

"Uma fonte afirmou que os preparativos para as eleições já teriam supostamente começado; posteriormente, outra fonte, também do governo, do gabinete do regime de Kiev, afirmou que isso não era verdade e negou a informação", observou.

"É por isso que precisamos monitorar de perto esses fluxos de informação e, é claro, levá-los em consideração, mas, mesmo assim, devemos nos basear principalmente em fontes oficiais. Até agora, não houve nenhuma declaração desse tipo vinda de fontes oficiais", concluiu Peskov.

  • O Financial Times noticiou nesta quarta-feira (11) que a Ucrânia começou a planejar eleições presidenciais e um referendo sobre possíveis acordos de paz com a Rússia, visando possivelmente realizá-los antes de 15 de maio
  • Citando suas fontes, o veículo indicou que Kiev poderia tomar essa medida sob pressão do governo dos EUA com o objetivo de encerrar o conflito ucraniano já na primavera, acrescentando que o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, poderia anunciar o referendo e as eleições em 24 de fevereiro.
  • A Reuters também já tinha noticiado que Washington quer que o regime de Kiev realize eleições presidenciais em breve juntamente com um referendo sobre um possível acordo de paz.