Notícias

Índia busca acordos sobre minerais críticos com Brasil e outros países

As negociações concentram-se em elementos considerados estratégicos para a fabricação de veículos elétricos, sistemas de energia renovável e eletrônica avançada.
Índia busca acordos sobre minerais críticos com Brasil e outros paísesLegion-media.ru / PHILIPPE PSAILA/SCIENCE PHOTO LIBRARY

A Índia mantém conversas com Brasil, Canadá, França e Países Baixos para firmar possíveis acordos sobre a exploração, extração, processamento e reciclagem conjunta de minerais críticos, informou a Reuters nesta terça-feira (10). Segundo a agência, a iniciativa faz parte dos esforços de Nova Deli para assegurar os suprimentos necessários para transição energética e estratégia industrial.

As negociações, lideradas pelo Ministério de Minas indiano, concentram-se no lítio e em terras raras, elementos considerados estratégicos para a fabricação de veículos elétricos, sistemas de energia renovável e eletrônica avançada.

Segundo fontes citadas pela agência de notícias, o gigante asiático busca replicar aspectos do acordo sobre minerais críticos assinado com a Alemanha em janeiro, que abrange exploração, processamento, reciclagem, bem como a aquisição e desenvolvimento de ativos minerais em ambos os países e em terceiros.

Diversificando parceiros

As negociações com o Canadá encontram-se "sob consideração ativa", disse uma fonte. O acordo poderá ser concretizado durante a visita do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, à Índia, prevista para o início de março. Na ocasião, serão assinados convênios nos âmbitos de urânio, energia, minerais e inteligência artificial.

Por outro lado, as conversas com Brasil, França e Países Baixos ainda estão em uma fase inicial.

A Índia já assinou pactos sobre minerais críticos com Argentina, Austrália e Japão, e mantém negociações com Peru e Chile para alcançar acordos bilaterais mais amplos que também os incluam.

Especialistas do setor de mineração apontam que a forte dependência de Nova Deli em relação à China, que domina os suprimentos mundiais de vários minerais críticos e possui tecnologia de mineração e processamento muito avançada, reforça a necessidade de diversificar seus parceiros, enquanto o país acelera sua transição energética para reduzir emissões.