Notícias

Lavrov diz que Trump buscou países compradores de energia russa para redirecionar compras aos EUA

Chanceler da Rússia afirmou que o objetivo de Washington é ampliar controle do mercado global de energia.
Lavrov diz que Trump buscou países compradores de energia russa para redirecionar compras aos EUAServiço de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve contatos com países que compram petróleo e gás russos para incentivá-los a adquirir esses produtos dos EUA, mesmo a preços mais elevados. A declaração foi feita nesta terça-feira (10) em entrevista ao canal russo NTV, onde o chanceler avaliou as relações russo-americanas no início do segundo mandato de Trump.

Lavrov recordou declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, segundo as quais, quando interesses nacionais de Washington e Moscou coincidem, devem ser explorados por meio de projetos "mutuamente benéficos".

"Só podemos ser favoráveis ​​e estamos interessados ​​em desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica com os Estados Unidos", confirmou Lavrov.

No entatanto, o chanceler afirmou que os passos práticos adotados no primeiro ano do segundo mandato de Trump "não seguem a direção correta". Na entrevista, mencionou que as sanções contra a Rússia permanecem e que, meses após a cúpula entre o presidente russo Vladimir Putin e Trump no Alasca, uma decisão norte-americana proibiu projetos no exterior das petrolíferas Lukoil e Rosneft.

Lavrov disse que Washington não esconde ter contatado "todos os países" que compram petróleo e gás russos, incluindo a Índia. Trump anunciou, em 2 de fevereiro, que a Índia deixaria de adquirir petróleo russo, informação que Nova Delhi não confirmou.

"Agora sabemos — e eles não estão exatamente escondendo isso — que o presidente dos EUA, Donald Trump, teve contato com todos os países que compram petróleo e gás da Rússia, incluindo a Índia, após o que anunciou que a Índia deixaria de comprar petróleo russo. A Índia não confirmou isso", disse Lavrov.

O chanceler concluiu dizendo que o objetivo da Casa Branca é "apoderar-se do mercado de energia em escala mundial".