O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (10), em entrevista concedida ao portal Axios, que está considerando enviar um segundo porta-aviões norte-americano ao Oriente Médio, buscando se preparar para uma ação militar contra o Irã caso as negociações com o país fracassem.
"Temos uma força naval que está se dirigindo para lá, e outra pode estar a caminho", disse Trump, acrescentando que está "considerando" enviar outro grupo de ataque de porta-aviões.
Apesar das declarações, o mandatário expressou confiança no caminho da diplomacia, assegurando que Teerã ''quer muito fazer um acordo''. Segundo ele, suas ameaças fizeram com que as autoridades do país enxergassem as conversas com mais seriedade.
Entenda:
Os Estados Unidos e o Irã retomaram as negociações na última sexta-feira, em Omã, pela primeira vez desde a guerra de 12 dias em junho. Ao mesmo tempo, no entanto, Washington iniciou um significativo deslocamento militar à região, mantendo, segundo a imprensa, mais de 450 mísseis Tomahawk em navios posicionados no Oriente Médio.
As autoridades iranianas, por sua vez, garantiram que seu país não se submeterá à pressão nem às exigências dos Estados Unidos enquanto mantém negociações com Washington.
"Nós, como Forças Armadas do Irã, estamos preparados para qualquer plano que os Estados Unidos possam tramar contra nosso país e responderemos de forma adequada, no momento oportuno", afirmou o general de brigada Abolfazl Shekarchi, porta-voz das Forças Armadas iranianas, na segunda-feira (9).