
Kremlin reafirma busca pela paz na qual interesses da Rússia estejam 'plenamente assegurados'

O porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira (10) que Moscou só aceitará um plano de paz na Ucrânia que leve em consideração e garanta os interesses russos.
"A paz é o que todos almejamos, o que todos buscamos e o que todos tentamos alcançar. Mas precisamos de uma paz em que nossos interesses estejam plenamente garantidos e protegidos. Para o nosso próprio bem e para o bem das gerações futuras, incluindo as que ainda virão", declarou.

Peskov enfatizou que "a paz é sempre melhor do que a guerra", portanto, dada a atual situação global, assolada por vários conflitos, "o mundo como um todo sai perdendo".
O porta-voz lembrou que o conflito ucraniano se tornou iminente quando os políticos ocidentais rejeitaram todas as propostas da Rússia para garantir a paz.
"A Rússia e o nosso presidente [Vladimir Putin] tentaram até o último momento garantir os interesses do nosso país por meios pacíficos. E somente depois que o Ocidente rejeitou todas as possibilidades de se chegar a uma solução pacífica é que a operação militar especial se tornou inevitável", explicou o porta-voz do Kremlin.
